Conhecida popularmente como sapinho, a candidíase oral é uma infecção causada por fungos na região bucal. Apesar de ser uma infecção muito comum, especialmente na infância, é importante tratá-la para evitar complicações. Saiba mais sobre a candidíase oral e sobre como é possível preveni-la e tratá-la.
O que é candidíase oral e qual é a sua causa?
A candidíase oral é uma infecção causada na maior parte das vezes por um fungo conhecido como Candida albicans. É o tipo de problema fúngico mais comum que acomete a boca. Geralmente os sintomas da doença começam com lesões brancas na parte interna da boca e na língua. A partir disso, o fungo pode se espalhar para a gengiva e até para a garganta.
A doença é causada quando há um desequilíbrio entre os microrganismos que vivem na cavidade bucal. Isso pode ocorrer por diversos fatores como:
- Sistema imunológico debilitado;
- Estresse;
- Deficiência de vitaminas e nutrientes;
- Uso de medicamentos como antibióticos ou corticosteroides;
- Tabaco;
- Doenças crônicas como a diabetes e o hipotireoidismo;
- Uso de próteses sem higienização adequada.
Como é realizado o tratamento?
É muito importante tratar a candidíase para que esta não se espalhe pelo organismo. Em casos graves o fungo pode atingir a laringe, causando dores de garganta e complicações. Por isso, aos primeiros sinais de lesões brancas é importante procurar por um dentista especialista.
O profissional indicado para tratar qualquer tipo de lesão na região bucal é o estomatologista. Casos de candidíase podem ser solucionados com o uso de medicamentos específicos e enxaguantes bucais. Pode também ser necessária a utilização de antifúngicos tópicos.
Candidíase ou herpes labial?
Muita gente confunde as lesões que acometem a região bucal. A principal confusão se dá em torno da herpes labial e da candidíase.
A herpes bucal é uma lesão que também surge após uma baixa no sistema imunológico do indivíduo. Por isso, ele pode ter a doença diversas vezes ao longo da vida. As lesões no caso da herpes são parecidas com aftas ou bolhas e podem causar dor e coceira.
Diferentemente da candidíase a herpes é causada por um vírus que geralmente acomete a pessoa durante a infância. O vírus pode ficar no organismo sem se manifestar. Porém, algumas pessoas acabam ativando o vírus quando estão com a imunidade baixa.
O tratamento para a herpes bucal inclui apenas uma medicação para aliviar os sintomas, já que a doença é autolimitada. Isso significa que após alguns dias ela desaparece.
É muito importante saber diferenciar as lesões na boca, já que o tratamento é diferente para cada caso. Algumas lesões podem também ser indícios de doenças mais graves. É o caso do câncer de boca, por exemplo. Por isso, qualquer sinal de manchas, aftas ou ulcerações na cavidade bucal devem ser tratadas por um dentista estomatologista.